quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Episódio 5 - O Tempo parte II



Olá pessoal, segue a segunda parte da nossa discussão sobre o tempo. Desta vez relacionamos a implicações do tempo com a criação e desenvolvimento dos personagens, debatendo os estagios da vida e formas de usar o tempo como ferramenta para dar mais forma. Como sempre, aguardamos opiniões e criticas dos ouvintes.
Tambem indicamos que brevemente abriremos uma nova forma de desenvolver nossos temas de forma mais interativa.

Imagem - Salvador Dali. O tempo

Fontes recomendadas:

Literatura: - A maquina do Tempo de H.G.Wells

- O Planeta dos macacos de Pierre Boule
- O tempo e o vento de Erico Veríssimo Filmes

Séries e filmes:

- Planeta dos macacos (os 5 primeiros principalmente)
- Trilogia De volta para o futuro
- Dr. Who
- Fairscape (a 4 e última temporada)
- Os 12 macacos
- 12:01 (Meio noite e um)
- Os seis signos da luz

História real, Rpgs e romances:

- Mago a ascensão
- Pendragon
- Wraith
- Dragonlance legends, Second generations e Dragons of summer flame
- Dark elf trilogy
- Ravenloft Knight of black rose
- GURPS Viagem no tempo
- Cronomancer

Artigo sobre formas de viajar no tempo: http://www.infobrasilia.com.br/pessoais/creations/viagens_no_tempo.htm

Interessante artigo do Pensotopia sobre a velhice na fantasia medieval: http://pensotopia.com.br/2009/07/old-boys/

Outro bom artigo do pessoal do Urina de dragão sobre passagem do tempo: http://urinadedragao.wordpress.com/2009/03/26/como-inserir-a-passagem-de-tempo-em-sua-campanha-parte-1/

O Daniel Ramos do Paragons fez otimas analises sobre como explorar bem a velhice nos jogos: http://www.paragons.com.br/2009/03/tempo-em-rpg-idade-velhice-e-linhas-alternativas/


Para baixar esse epísodio - clique aqui

3 comentários:

  1. ué, meus comments não tão aparecendo?

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  2. muito bom!
    é um tema q tem q ser considerado para conferir maior realismo pras aventuras.

    Lembro até hj de ter usado aquelas fichinhas do Gurps pra dizer o q vc fez no tempo livre, e quais perícias vc ficou treinando. (aí é o exagero no controle do tempo)

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  3. Mais um pod muito legal. Fazendo um contraponto quanto a possibilidade de interpretar melhor o tempo nas mesas, acho dificil o jogador conseguir interpretar com a coerencia necessária as decisões de um vampiro ou um elfo, por exemplo, uma vez que ele, obviamente, não vai ter esse tempo todo para jogar!!!(risos).

    Em dadas situações, um vampiro poderia esperar décadas para confrontar um adversário, mas na mesa o jogador não vai querer esperar nem mesmo meses...afinal não é todo dia que tem mesa!

    Quanto ao fato de mestrar por gerações (ou com passagens de tempo mais longas), acho que é mais questão de hábito. Eu mesmo nunca narrei ou joguei dessa forma. Quem sabe num futuro próximo?

    Abraço!
    Lobo

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